sexta-feira, 16 de julho de 2021

Nogueira

          A noz, semente de Juglans regia L., encontra-se entre os frutos secos mais apreciados. Pertencente à família Juglandaceae é considerada uma árvore milenar cuja a origem remonta ao Neolítico. Originária da Ásia, as culturas mais antigas que se conhece remontam à Grécia, os gregos chamavam-lhe karuon basilikon (cabeça real) e persikon (origem persa). Em Roma, a árvore tinha reputação de ser sagrada, onde faziam um óleo usado para suavizar manchas no rosto e disfarçar cicatrizes, bem como era apenas ingerida com passas. Nos casamentos romanos atiravam nozes aos noivos como símbolo de fertilidade. As crianças brincavam com elas como se fosse berlindes e as folhas eram utilizadas em infusões para fins medicinais. 

Sabias que?

A noz está associada a superstições, acreditava-se que dormir debaixo de uma nogueira provocava dores de cabeça. Assim como, entre os séculos XIV a XV, fazia-se uma conserva de nozes, mergulhadas em água durante nove dias que depois de secas eram fervidas em mel, gengibre e cravinho, posteriormente eram guardadas em potes durante 3 meses, antes de as consumir. 

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Arroz

O arroz pertence à família Poaceae, primo do trigo e da cevada, sendo considerado a terceira maior cultura cerealífera do mundo. A planta (Oryza sativa L.) é originária da Ásia e já era conhecida no Mediterrâneo antes dos Descobrimentos. Supõe-se que o arroz oriental terá sido levado de Portugal para as ilhas de Cabo Verde e daí para o Brasil. Na África existia outras espécies, antes dos Descobrimentos, algumas ainda hoje cultivadas, embora em áreas circunscritas. 

Esta herbácea adaptada ao ambiente aquático possui várias hastes que culminam numa panícula ereta repleta de espiguetas, e decumbente na maturação. Cada panícula pode possuir centenas de sementes de 5 a 12 mm comprimento com diferentes formas, oblonga, arredondada a recurvada. 

Na ilha da Madeira, apresenta vários usos, alimentar, na cosmética, a água de arroz era utilizada na cosmética para lavar o rosto e ainda medicinal, sendo que eram ingeridas as papas de arroz para problemas do trato intestinal. 

Sabias que?

A produção de arroz no nosso país iniciou-se no século XVIII. Atualmente, Portugal tem uma produção média quando comparada com a média europeia e produz as variedades carolino, agulha, aríete e euro.