quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Tamareiras

   No arquipélago na Madeira existem alguns exemplares da família Palmae (Areacaceae), Phoenix canariensis Chabaud e Phoenix dactylifera L. a primeira ornamental, a segunda cultivada por motivos alimentares, ambas introduzidas no século XI e nativas da Ásia Ocidental e do norte de África.
   A palmeira das tâmaras ou tamareira é mais esguia, de folhagem menos densa, verde -acidentada e de frutos mais volumosos e acastanhados com cerca de 30 mts,  é a espécie de mais antiga introdução no arquipélago. A palmeira das Canárias possui um caule robusto, de folhagem longa, recurvada, abundante, densa e verde-escura com cerca de 20 mts. 
   A tamareira é utilizada desde o Mesolítico, mais tarde, os povos sumérios cultivavam-nas para fins alimentares. Simbolizava fecundidade e longevidade, a Bíblia refere-a como uma árvore sagrada, onde a tâmara era considerada um mantimento divino.

Sabias Que?
A árvore tem raízes profundas na cultura árabe. As colheitas são bianuais e fazem-se nos meses de julho e agosto, e em novembro e dezembro. Existem várias variedades de tâmaras, a mais popular e requitada Deglet en nour, é frequentemente apelidada de rainha das tâmaras e cujo nome significa "Tâmara de Luz".

Sem comentários:

Enviar um comentário